portao-deslizante-portao-basculante-portao-pivotante-qual-a-diferenca-entre-eles
Para EmpresasPara Residências

Portão deslizante, portão basculante, portão pivotante: qual a diferença entre eles?

Todos os dias estamos expostos aos riscos da violência urbana, cujo o índice de criminalidade cresce por todo o país de forma preocupante. Neste contexto, cresce também o número de famílias que desejam investir em tecnologias de segurança para manter o seu lar totalmente protegido de pessoas mal-intencionadas.

O primeiro ponto essencial na hora de projetar a segurança e proteção da sua casa ou imóvel comercial é a escolha do portão deslizante, portão basculante ou portão pivotante. Pois ao contrário do que muitas pessoas pensam, um portão com segurança reforçada para impedir a ação de bandidos não é um investimento elevado.

Portão deslizante, portão basculante, portão pivotante: qual a diferença entre eles?

Pois bem, veja uma breve descrição sobre cada modelo e escolha qual é a opção ideal para você e que se encaixa em todas as suas necessidades.

Portões deslizantes

Os portões deslizantes são imensamente populares no Brasil devido à sua engenharia prática.

Nos modelos deslizantes, as folhas do portão correm em trilhos que ficam fixados no chão, e sua abertura é realizada para um dos lados escolhido pelo proprietário, ou em alguns casos, as folhas do portão abrem em ambas as direções.

Um dos pontos positivos do portão deslizante é que ele não precisa de viga na parte de cima, o que torna o vão da garagem sem altura limitada para a entrada e saída de veículos.

Mas a grande vantagem desse modelo está na otimização de espaço. Isso porque seja aberto ou fechado, o portão de correr ocupa exatamente o mesmo espaço, diferente de outros modelos que precisam ser estendidos para dentro ou para fora na hora de serem abertos, ocupando um espaço relativamente maior.

Em relação ao tempo para abrir e fechar esse modelo de portão varia de acordo com o tamanho do vão onde ele foi instalado, pois quanto maior for o espaço, maior ser será o tempo de abertura e fechamento.

Portões basculantes

O portão basculante se encaixa na necessidade de diversas famílias, sendo sempre uma das melhores opções na hora de escolher o modelo de portão ideal.

Isso porque diferente dos portões deslizantes e pivotantes, o portão basculante não ocupa espaço lateral quando está aberto. Pois durante a sua abertura, a folha do portão fica praticamente na horizontal.

Portões Pivotantes

Basicamente os portões pivotantes correspondem aos modelos de abrir para as laterais (como uma porta simples), podendo ter uma ou mais folhas.

Este modelo de portão ainda está entre os mais populares nos lares brasileiros, pois seu design não ocupa grande espaço físico quando fechado.

Porém quando aberto o portão pivotante normalmente ocupa um pedaço da calçada, por isso este modelo é mais recomendado para casa, chácaras e sítios que não possuem grande circulação de pessoas.

Automatização de portões deslizantes, basculantes e pivotantes

A automatização de portões é uma necessidade crescente devido ao conforto e segurança que agregam ao imóvel.

Os automatizadores podem ser instalados em qualquer tipo de portão, seja ele deslizante, basculante ou pivotante.

Com os automatizadores, os portões de sua casa ou empresa se abrirão com apenas um clique no controle remoto. Sem que você precise sair do carro, principalmente naqueles dias chuvosos, para abrir ou fechar o portão.

Ressaltando que os automatizadores também reduzem significativamente o tempo que você levaria para sair ou entrar em casa. Isso porque você não precisará se preocupar em encontrar a chave, destrancar o portão, abrir o portão, voltar para o carro, descer do carro e fechar o portão, para enfim poder sair de casa.

Com os automatizadores todo esse processo se reduz a apenas dois cliques, um para abrir e o outro para fechar o portão.

Modelo ideal

Cada casa possui suas próprias dimensões e necessidades específicas, que variam de acordo com o local onde o imóvel está localizado e com as preferências pessoais de cada família.

Por exemplo, se a sua garagem for pequena, e você não quer que o seu portão ocupe espaço na calçada, o portão basculante é a opção mais recomendada.

Mas se sua garagem for grande e você quiser dar um ar mais arrojado focado na proteção e segurança do seu lar, os modelos deslizantes são a opção ideal.

Como mencionado anteriormente cada residência é única, e cabe ao morador escolher o modelo que mais atende às suas expectativas.

Conheça os automatizadores de portões deslizantes, basculantes e pivotantes da Garen.

Eles foram projetados para dar a máxima segurança e bem-estar no controle de acesso de sua residência ou empresa.