trocar o automatizador
Para EmpresasPara Residências

Portão de garagem automático: Será que é hora de trocar o automatizador?

O portão de garagem automático é indispensável na vida das pessoas que buscam maior segurança, conforto e agilidade na abertura e fechamento do portão.

Estacionar o carro na calçada, descer abrir o portão e só depois guardar o carro é coisa do passado. E, com o crescimento da criminalidade é quase que impossível não optar pelo uso de portão automático, seja para sua residência, empresa ou indústria.

No entanto, para ter um portão automático com bom desempenho, é necessário ter um motor de qualidade. Escolher o melhor automatizador para o seu portão é muito importante, uma vez, que esse equipamento pode oferecer mais segurança e a escolha errada pode gerar muitas dores de cabeça.

Além de escolher o automatizador correto, é preciso levar em conta que depois de um certo período de tempo, esse equipamento já não tem a mesma performance, e talvez seja a hora de trocá-lo.

9 Sinais que é hora de trocar o automatizador

1. Portão automático parou de funcionar: O ideal é chamar um instalador para verificar o que houve. O portão pode parar de funcionar se o fusível da placa do motor está queimado.

Isso impede que a energia elétrica passe pelos fios de entrada da placa (caso o fusível esteja sem defeitos e os fios inteiros) é necessário analisar qual parte do motor está com defeito, e se deve ser trocado.

2. Quando aperta o botão, o motor anda por alguns segundos e para: Isso ocorre por alguma regulagem, como a embreagem está com sua funcionalidade comprometida. Pode ser o momento de trocar o motor.

3. O portão trava ao ser fechado: Jamais fique por baixo do portão, não tente consertá-lo você mesmo, isso pode gerar acidentes. O ideal é conversar com um instalador e ele é quem analisará o que aconteceu com o motor de seu portão.

4. Portão para antes do final do curso (fica totalmente aberto ou fechado): Geralmente, essa situação é dada pela regulagem errada nas configurações da central do motor. Mas, pode ocorrer pelo desgaste do automatizador.

5. Lubrificação do automatizador: A lubrificação é importante para que o portão funcione da forma adequada, por falta de lubrificação, o motor sofre danos e precisa ser trocado.

6. Urina de cães: Se você tem cachorro e ele costuma urinar no portão, você precisa mudar isso, pois a urina dos cães impacta diretamente no tempo de vida útil do motor do portão automático.

7. Placa do automatizador está queimada: Você até pode fazer o conserto, mas os componentes não funcionarão da mesma forma e será preciso trocá-los outra vez, o que gera muitos gastos desnecessários. Neste caso, o ideal é trocar o motor do portão.

8. Motor ronca forte sem ser acionado: A central pode estar em curto, o que trava o portão. Sendo assim, é necessário trocar o automatizador.

9. Poeira: O portão automático deve receber cuidados especiais, e um deles é sempre atentar-se ao acúmulo de poeira no automatizador. A poeira causa mal funcionamento do equipamento, o que implica na troca.

Vale lembrar que nem todos os casos são motivos para trocar o automatizador, pois muitos podem ser resolvidos com manutenção ou trocando algumas peças de reposição ou simplesmente passando uma graxa.

Mas, antes de trocar o automatizador, você deve conhecer os tipos de automatizadores disponíveis no mercado e as funcionalidades que cada um deles.

Tipos de automatizadores para portão automático

Motor para portão basculante: Esse modelo fica suspenso no ar depois da abertura, e seu sobe e desce é importante para que o portão funcione corretamente.

Os automatizadores para portão basculante são muito resistentes, por conta da elevação do portão até a passagem dos veículos e pessoas. Por isso, é indispensável que esse equipamento tenha alta durabilidade e qualidade.

Temos automatizadores para portões basculantes menores e mais simples de 200 kg – BV Combat, até portões maiores e mais pesados de 450kg – Grand BV.

Motor para portão deslizante: É o automatizador que abre para os lados, é o tipo de motor conhecido como de “correr”. É indicado para portões para empresas, casas e condomínios. Por tratar-se de um motor que fica exposto a ambientes abertos, o ideal é escolher um modelo que seja resistente a chuva e que não enferruje ao longo do tempo.

Temos automatizadores de portões deslizantes para aplicações em residências, comércios, condomínios e indústrias. Os nossos automatizadores suportam portões menores e mais simples como os residenciais de 400kg – KDZ Combat, até portões maiores e mais pesados como os de condomínios e indústrias de 1200kg – Durata 2.0.

Motor para portão pivotante: Os portões pivotantes podem abrir uma folha, no estilo de um porta, ou em duas folhas. Temos automatizadores para folhas a partir de 1,50m como as mais utilizadas em residências – Pivo Quad – até folhas maiores como as utilizadas em indústrias de 3,50m – Grand Pivo.

Agora que você já sabe qual é o momento ideal para trocar o automatizador e qual é o motor mais indicado para cada modelo de portão, entre em contato com o distribuidor Garen mais próximo. A empresa tem uma vasta experiência no mercado, e oferece qualidade, modernidade e tecnologia em seus automatizadores residênciais e comerciais.

Além de uma linha completa de automatizadores, a Garen também trabalha com uma ampla linha de acessórios, confira! Aproveite para esclarecer as suas dúvidas com quem realmente entende do assunto. Fale agora mesmo com a Garen!